A chegada dos jesuitas “trabalho sala de aula”

Após ação dos jesuitas (reforma educação), houve a contra reforma . Ações eficazes e duradouras, outras ordens também trabalharam.

Chega ao Brasil Tomé de Souza e com ele Manuel da Nobrega que em duas semanas fazia funcionar na recem cidade de Salvador, uma escola” ler e escrever”

Iniciou escolas elementares, secundarias , seminarios e missões que se espalharam pelo Brasil.

Os jesuitas foram espulsos por Marques de Pombal, após 210 anos. Neste periodo catequisaram os indios e educaram os filhos dos colonos.

Foi dificil instalar um sistema de educação para o povo tribal. Indios e portugueses com culturas estremamente diferentes.

Deslocamento da Educação da Bahia para o sul do pais. Criação do Vicente primeiramente no litoral e depois transferido para São Paulo, onde surgiu a cidade de São Paulo.

Os jesuítas expoentes, de acordo com o historiador Fernando de Azevedo foram: Manuel da Nóbrega (o político), Aspilcueta Navarro (o pineiro) e José de Anchieta (o santo).

Uma observação importante neste época é o filme “A Missão“  Titulo origina  The Mission,  que conta  um drama histórico dirigido por Roland Joffé e com trilha sonora de Ennio Morricone, para isto teremos uma visão maior dos fatos  históricos da educação no Brasil.

 

Grupo:

Ana Bittar

Luciana Luz Ricci

Ricardo Stefanelli

Amanda Vieira

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>