A educação no século XVIII

O século XVIII é marcado por várias transformações ocorridas na Europa, uma delas é a Revolução Francesa (1789), esta significou um movimento contra os privilégios da nobreza e a propagação de princípios como igualdade de direitos e fraternidade. Luzuriaga (2001) define o mesmo como século pedagógico por excelência tendo como figuras importantes para a pedagogia e a educação Rousseau e Pestalozzi. Destaca-se também a educação pública estatal e o início da educação nacional.

Para Aranha (1996) o iluminismo é um período rico em reflexões pedagógicas focado na tentativa de tornar a escola leiga e comum a todos os cidadãos, uma educação a qual não prevaleça a diferença de ensino, isto é, uma escola para o povo e outra para a burguesia.

No Brasil, no ano de 1759 os jesuítas são expulsos, seus bens são apreendidos e seus livros e manuscritos destruídos. O ensino regular não é substituído por outra organização escolar de imediato e Marquês de Pombal só inicia a reconstrução do ensino uma década mais tarde, provocando o retrocesso de todo nosso sistema educacional brasileiro (ARANHA, 1996).

A expulsão dos jesuítas momentaneamente nos trouxe a falsa ilusão, no contexto da história da educação, que a partir da ruptura cristã de catequização se faria uma educação brasileira diferente, mas, o sistema ficou a deriva sem nenhum apoio organizacional de ensino que substituísse o trabalho dos padres. Algumas medidas de implantação para tentar reconstruir o ensino brasileiro foram realizadas, porém, apenas uma década mais tarde, precisamente em 1772, foi estabelecido o Ensino Público Oficial.

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-em-seu-contexto-historico-desafios-da-educacao-publica-brasileira-frente-ao-terceiro-milenio/16486/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>