Séculos XVIII e XIX – História – 23.11.2011

No século XVIII, não existiam estruturas físicas para o ensino. As reuniões eram feitas em igrejas, lojas moçonicas, casas de professores, etc. Neste quesito, a educação evoluiu bastante. Mesmo as escolas do estado estando de certa forma sucateadas, existem prédios e locais destinados à educação.

Na época, o único gasto do estado era com o pagamento do professor. Ironicamente, parte deste dinheiro era desviado e nestes casos, os pais de alunos pagavam do próprio bolso ao melhores professores. Seria este o nascimento das escolas particulares. Esta afirmação nos faz concluir que o sistema de ensino de hoje teve origem nesta época. Hoje, as escolas particulares muitas vezes mantém os melhores professores, enquanto que o estado, a cada dia, tem sido sucateado.  Esta realidade ainda não atingiu algumas universidades na qualidade de ensino, mas, os alunos que frequentam tais universidades, acabam sendo alunos que tiveram seu ensino médio em escolas particulares.

No século XIX, a corte portuguesa chega ao Brasil e juntamente com ela uma grande quantidade de nobres. Isto trouxe desenvolvimento ao país.  No início deste século, iniciou-se a criação dos cursos de ensino superior, dados por europeus ou brasileiros que estudaram na Europa. Estes cursos eram destinados à elite apenas. Hoje, universidades publicas, apesar de ter o acesso permitido para qualquer classe, acabam tendo como maioria dos alunos, pessoas da classe média ou alta da sociedade. Tal fato acontece, pois o ensino médio no Brasil é muito precário.

Conclui-se após as análises históricas acima que o Brasil ainda tem muito a crescer no campo da educação. Infelizmente, os investimentos e as preocupações com este ramo, estão cada vez menores, sucateando cada vez mais o ensino público. Há quem diga que este sucateamento é interesse dos governantes, afinal, pessoas com formação deficiente e menos menos críticas são mais fáceis de serem manipuladas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>